quarta-feira, 8 de julho de 2009

Arte e Mídia: Aproximações e distinções

O texto de Arlindo Machado, relata sobre o que é arte e mídia e como os artistas a utilizam nos dias atuais.
Artemídia é derivado do inglês media art, são formas de expressão artística que se apropriam de recursos tecnológicos e da insústria do entretenimento para propor alternativas qualitativas. Diferente da mídia televisa por exemplo que geralmente visa a quantidade.
Podem ser produtos da mídia vistos como arte ou a arte contemporânea buscando interferir no circuito das mídias. Artemídia é mais que o uso de ferramentas tecnológicas ou a simples inserção da arte em meios massivos como a televisão e a internet.

O desafio é extrair o máximo dos instrumentos récem-inventados.

Se toda arte é feita com meios de seu tempo, as artes eletrônicas representam a expressão mais avançada da criação atual e aquela que melhor exprime sensibilidades e saberes do homem na virada do terceiro milênio. Ou seja, o homem sempre procurou se expressar com as ferramentas mais modernas a sua disposição, criando e recriando a partir delas. Machado cita Edgar Degas, nascido quase simultaneamente a invenção da fotografia, como exemplo de artista que usou a tecnologia a seu favor, pois não apenas usou para estudar luz e sombra, como também para fazer esculturas, facilitando seu trabalho com o congelamento de corpos nas imagens.


Desviando a tecnologia do seu projeto industrial


O olhar do artista também pode ser despertado em um determinado aparelho após séculos, como é o caso de Conlon Nancarrow e a pianola. A pianola foi inventada no século XIX, cujo Nancarrow em 1950, percebeu que havia uma fita que "memorizava" as posições e os tempos das teclas pressionadas com um recurso que grava uma determinada composição e sua execução poderia ser ouvida milhares de vezes sem a performance humana. Ele manipulava as fitas diretamente e não apenas performáticamente como era usual, produzindo sons que nunca havia soado antes.

Um verdadeiro criador, em vez de simplesmente submeter-se às determinações do aparato técnico, subverte a função da máquina ou do programa que ele utiliza, no sentido contrário de sua produtividade programada.

"O desafio atual da artemídia não está, portanto, na mera apologia ingênua das atuais possibilidades de criação: a artemídia deve, pelo contrário, traçar uma diferença nítida entre o que é, de um lado, a produção industrial de estímulos agradáveis para as mídias de massa e, de outro, a busca de uma estética para a era eletrônica." (p.06)

A arte como metalinguagem da mídia

O fato das obras estarem sendo produzidas no interior dos modelos econômicos vigentes, mas na direção contrária, faz delas um dos mais poderosos instrumentos críticos que temos hoje.

Vídeo citado por Arlindo Machado:
Dara Birnbaum - Tecnology / Transformation (1978)
http://vodpod.com/watch/793308-dara-birnbaum-technologytransformation-wonder-woman-197

REFERÊNCIA
MACHADO, Arlindo. Arte e mídia: aproximações e distinções. E-Compós - Revista da Assoc. Nacional dos Prog. de Pós-Graduação em Comunicação, n.1, dezembro de 2004. 15 p. Disponível em: . Acesso em 30 de abril de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário