terça-feira, 28 de julho de 2009

Mitologia: Eco e Narciso

A Ninfa Eco gostava dos Bosques e as Montanhas. Ela também gostava muito de falar. Sempre queria ter a última palavra nas conversas de tão tagarela.

Um dia, Juno (Hera) estava procurando o seu marido. Ela desconfiava que ele estivesse se divertindo com as ninfas. E ela tinha razão.

Como Eco era tagarela, ficou distraindo Juno para que não encontrasse seu marido com as outras ninfas, e para que elas pudessem fugir.

Uma hora Juno percebeu a intenção da Ninfa Eco. Como castigo Juno fez com que Eco, que tanto gostava de falar, não pudesse mais começar uma conversa, apenas poderia responder se alguém falasse com ela. Ou seja, ela teria apenas a última palavra, pelo menos.

Assim surgiu o Eco das montanhas e cavernas que repete sempre quando falamos e que sempre tem a última palavra.

Um dia Eco viu Narciso e se apaixonou, mas não podia falar com ele por causa do castigo de Juno. Então Eco o seguiu esperando que Narciso falasse com ela.

Um dia Narciso estava separado de seus companheiros e gritou: “Há alguém aqui”. E Eco respondeu: “Aqui”. Narciso olhou em volta e não viu ninguém. Então gritou: “Vem”. E Eco respondeu: “Vem”. Narciso então perguntou porquê estava sendo evitado e Eco fez a mesma pergunta.

Então Narciso disse: “Vamos nos juntar”. E Eco disse a mesma coisa correndo de braços abertos para abraçar Narciso. Mas Narciso rejeitou Eco, dizendo que preferia morrer ao ser dela.

Envergonhada, Eco parou de freqüentar os bosques e se refugiou nas cavernas e encostas das montanhas. O corpo de Eco, com o tempo, foi definhando por causa da tristeza. Restando apenas a sua voz.

Assim ela responde sempre que alguém a chama, mantendo o costume de ter sempre a última palavra.

Acessado em: 28 de julho de 2009 Disponível em: http://ocorrespondente.wordpress.com/2008/03/15/mitologia-eco-e-narciso/

Nenhum comentário:

Postar um comentário