sexta-feira, 10 de julho de 2009

Experiências artísticas em redes telemáticas

O texto fala da interdependência entre artes, ciências e as tecnologias. Ao ler o texto procurei muito entender o que são redes telemáticas, pois apesar de parecer óbvio, que seja relativo a internet, em nenhum lugar encontrei algo que explicasse. Então, perguntei ao meu orientador que disse: telemática é a junção de telecomunicação com informática. Pensando dessa forma ficou muito mais claro ao ler o texto de Gilberto Prado.
As redes telemáticas trouxeram possibilidades artísticas que antes não eram nem sonhadas. O artista ganhou um novo campo de exploração de poéticas, entretanto a tecnologia não inventa necessariamente novidades, ela transforma as condições de produções. É preciso ter uma visão apurada para encontrar onde se inserir nesses novos campos, como foi dito no texto anterior de Arlindo Machado. Apesar das novas mídias digitais já estarem disponíveis há 30 anos, Prado relata que continua a ser um campo frutuoso para experimentações e que esse é um dos novos desafios da arte contemporânea.
Prado fala sobre "pequenos dispositivos" telemáticos, que estão largamente difundidos desde os anos 90,essa parte do texto ficou meio vaga, eu imagino que esses pequenos dispositivos, sejam os celulares, pois o autor diz que eles vem penetrando todas as camadas sociais e se integrando nas atitudes mais banais do nosso cotidiano.
Por meio das interações e intercâmbios proporcionados pelas novas tecnologias, o individuo passar a ter uma nova maneira de estar no mundo, com novas problematicas e situações, assim passando ter uma percepção sobre o outro. Assim, segundo Peter Weibel "o objetivo social da arte é a participação na construção social da realidade".

"Nossa identidade não é mais fixa; não temos posição fixa, nem estada fixa. Somos telenômades, cosntantemente em movimento, entre diferentes "eus", diferentes modos de ver o mundo e um ao outro. Nosso universo é um campo transformador de potencialidades não linear, e no qual todas as trajetórias são incertas". Roy Ascott

POSSIBILIDADES

As redes telemáticas, realidade virtual, obras virtuais a participação interativa, são possibilidades artisticas.

TRECHO ESCLARECEDOR:
O termo ambiente virtual criado em 1990, embora tenha sido criado como sinônimo de ambiente virtual, tem significado um sistema artificial, composto por objetos, agentes, avatares e sons, cujo foram criados com a tecnologia da RV. Mundo virtual é sinônimo de ambiente virtual, enquanto espaço é um lugar metafórico sugeridos pela RV.

Para Edmond Couchot, jamais a tecnologia excerceu tamanha influência sobre a arte, ao ponto que as questões do digital se tornem hoje centrais no debate artístico.


REFERÊNCIA
PRADO, Gilbertto. Experiências artísticas em redes telemáticas. In: ARS – Revista do departamento de Artes Plásticas ECA/USP Ano1, n° 1. São Paulo, ECA/USP, 2003. p. 49-57.

Nenhum comentário:

Postar um comentário